Sobre

{lang: 'pt-BR'}

 

ricardoMeu nome é Ricardo Paiva e me auto-entitulo Engenheiro de Sistemas, assim como os gringos, System Engineer. Gosto da palavra engenheiro, pelo sentido fundamental do termo, dando entender que sou capaz de planejar e construir um sistema, do início ao fim. Desta forma me divido entre os códigos de back-end e as tecnologias de interface, passando pela infraestrutura (leia-se Linux).

O objetivo desse site é deixar uma contribuição, em português, para outros desenvolvedores que estão passando pelos mesmos percalços pelos quais passei. Espero retribuir, ao menos em parte, a  ajuda que tive (e ainda tenho) de tantos documentos disponíveis pela Internet.

{lang: 'pt-BR'}
  • silvio

    seu site é muito ruim

    • Ricardo Paiva

      Que pena que não gostou, Silvio. A idéia é que ele fique melhor com o tempo. No mais, você tem algum bom site, com textos seus, para mostrar?

  • Fernando

    Que pena que tem locos que fazem comentarios destrutivos.
    Tá ficando bem legal o site sim !!!

  • Leandro

    Bom dia Ricardo, estou procurando um bom profissional para um evento sobre HTML 5 em Goiânia. Preciso do seu contato para lhe apresentar maiores detalhes.

  • george

    vejo muito python junto quando se fala de bigdata e em alguns casos scala , vc tem algum comentario sobre isso ?, esta usando mas scala ou python ?

    • http://blog.werneckpaiva.com/ Ricardo Paiva

      Oi George,
      O que acontece é que o pessoal de estatística usa muito R e Python e o pessoal de engenharia de sistemas, usa Java e Scala. O Scala, em particular, ganhou mais espaço nesta área porque é a linguagem que o Spark é feita. Muitas pessoas (como eu) acabaram aprendendo Scala para escrever jobs Spark. Eu tenho usado mais Scala, mas tem muita gente que usa Python. Existem muitas bibliotecas de machine learning já prontas para Python.

  • Samuelson Brito

    Você vai falar sobre MongoDB?

  • Danilo

    Olá Ricardo,
    Sou analista de TI no BB e estamos trabalhando para disseminar informações sobre Big data aqui na instituição. Gostei do seu curso disponível no youtube, muito didático, simples e direto.
    Tem alguma forma privada de contacta-lo?

    • Danilo

      Olá Ricardo, perdi seu email, gostaria de contacta-lo novamente.
      Você poderia me enviar um email danilo@draconsultoria.com

  • André Thiago de Lira

    Bom dia Ricardo
    Sou Bacharel em Matemática e gostaria de saber mais sobre o DATA SCIENTIST poderia me passar algum material que possa estudar. email Andre.tls@hotmail.com

  • Alexandre Braga

    Boa Noite Ricardo.
    Sou Bacharel em Engenharia da Computação, estou iniciando minha monografia, meu tema será sobre Big Data, você tem algumas dicas para me dar para evoluir além do curso? Grato.
    email: alexandrebraga93@gmail.com

  • Hugo Balmiza

    Olá Ricardo Paiva, tudo bem?

    Primeiramente parabéns!

    Estou estudando sobre as novas tecnologias de Big Data e gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de ministrar um curso via youtube e pela administração e manutenção desse blog.

    Pergunta:
    Você vai retomar o curso via youtube em 2017?

  • Adriano Mancilha

    Ricardo parabéns pela didática e iniciativa!!!

    Tenho acompanhado suas vídeo aulas e ansioso para as novas de 2017.

    Teria a possíbilidade de vc me enviar um e-mail amancilha@gmail.com para uma consultoria ou tirar umas duvidas. Obrigado pela atenção e parabéns.